Trabalhar e estudar: como fazer isso dar certo?

Confira nossas 5 dicas para você aprender a conciliar trabalho e estudo.

Como está sua preparação para o Exame de Ordem? Entendemos que é um momento muito importante na sua vida e que, muitas vezes, é bem difícil conciliar trabalho e estudo.

Para conquistar a vermelhinha, você precisará se dedicar muito. Mas como você vai realizar as atividades do dia a dia ao mesmo tempo em que está se preparando para um Exame tão importante e que exige tanto do aluno?

No artigo de hoje, apresentamos 5 dicas para ajudar você. Será necessário muita organização e dedicação, mas acredite, é possível conquistar a aprovação mesmo com pouco tempo para estudar.

 

1 - Faça um planejamento

Você deve começar a organização dos seus estudos fazendo um planejamento do seu tempo. Essa é a dica mais importante para que você consiga estudar e trabalhar com eficiência.

Analise as horas do seu tempo livre e crie um cronograma de estudos. Você deve criar um cronograma que seja possível de cumprir. Não adianta planejar 8 horas de estudo por dia se você trabalha o dia inteiro e não tem esse tempo disponível, por exemplo.

Você não sabe como criar um cronograma? Neste artigo do Blog, você encontra todas as dicas para criar um cronograma de estudos e arrasar na prova do Exame de Ordem.

 

2 - Crie uma rotina

Após criar seu planejamento, chegou a hora de colocá-lo em prática. Para que isso seja possível, você precisará criar uma rotina.

Respeite os dias e horários criados no cronograma para que a “hora de estudar” vire um hábito na sua vida. Você irá perceber que, aos poucos, você já estará acostumado a estudar naqueles dias e horários.

Já que você divide seu tempo entre trabalhar e estudar, se você não estiver dando conta de cumprir as metas estabelecidas, reveja o seu cronograma e refaça-o para que ele se encaixe na sua rotina.

Você tem muita dificuldade de se organizar? Sem problemas! Clique aqui e leia um artigo do Blog com várias dicas sobre organização.

 

3 - Escolha uma estratégia para estudar

Você sabe qual o método de estudos que mais combina com você? Se você não sabe, comece descobrindo o seu método.

Existem muitas maneiras de estudar. Você pode assistir a aulas online ou presenciais, resolver simulados, questões de provas anteriores, entre muitas outras metodologias. O importante é que você saiba qual a maneira que facilita o seu aprendizado.

 

4 - Crie grupos de estudos

Para muitas pessoas, grupos de estudos são uma ótima opção. Se você gosta de discutir os assuntos, trocar ideias e prefere a companhia de outras pessoas na hora de estudar, crie um grupo de estudos!

Estudando com mais pessoas, você poderá tirar dúvidas, conversar sobre as matérias cobradas na prova, debater e fazer com que o momento de estudar seja mais dinâmico e divertido.

Claro, se você for o tipo de pessoa que aproveita melhor o tempo estudando sozinha, escolha essa alternativa.

 

5 - Tenha momentos de descanso

É importante que você também planeje os momentos de pausa. Durante sua preparação, faça pausas para descansar o cérebro.

Você pode aproveitar esses momentos para lanchar, almoçar, sair para levar o cachorro para passear. Fica a seu critério, mas é fundamental que você descanse uns minutinhos.

E você também deve ter momentos de lazer. Passar na prova do Exame de Ordem é difícil e requer muito esforço, mas, para que você atinja seu objetivo, é necessário que você encontre o equilíbrio entre trabalho, estudo e lazer.

Você anda desmotivado nos últimos tempos? Confira as nossas 5 dicas para manter a motivação e mantenha o foco no seu objetivo. Acredite, você irá conquistar a vermelhinha!

 

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós.

 

Bons Estudos!

 

Comentários
0